domingo, 1 de abril de 2012

A violência na Líbia já na chama mais a atenção da mídia

Mais de 100 mortos em dez dias de combates tribais na Líbia

Data de publicação21 Fevereiro 2012

Mais de 100 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em combates que ocorrem há dez dias entre tribos do sudeste da Líbia, informaram nesta terça-feira fontes tribais.

Desde o início dos combates, "113 pessoas morreram e 241 ficaram feridas", afirmou à AFP o chefe da tribo dos Tubus, Isa Abdelmajid, enquanto o dos Zuwaya informou sobre 20 mortos e 40 feridos entre seus membros.

Por enquanto, este balanço não foi confirmado mediante uma fonte independente.

Os confrontos entre as duas tribos eclodiram no dia 12 de fevereiro na cidade de Kufra, a sudeste da Líbia, na fronteira com Chade, Sudão e Egito.

Segundo Abdelmajid, antigo opositor do antigo regime de Muamar Kadhafi, seis crianças de sua tribo estão entre os mortos nos combates.

Abdelmajid denunciou um "plano de extermínio" contra sua tribo, e convocou a comunidade internacional a intervir para pôr fim aos combates.

http://www.rnw.nl/portugues/bulletin/mais-de-100-mortos-em-dez-dias-de-combates-tribais-na-l%C3%ADbia

Choques tribais deixam mais de 70 mortos na Líbia
Publicação: 28/03/2012

AFP - Agence France-Presse
Três dias de confrontos entre tribos rivais deixaram mais de 70 mortos na cidade de Sabha, no sul da Líbia, informou nesta quarta-feira o porta-voz do governo da Líbia, Nasser al-Manaa. "É lamentável que mais de 70 pessoas tenham sido mortas e mais de 150 tenham ficado feridas" desde segunda-feira na cidade de Sabha, que fica no Fezzan, a região desértica da Líbia.
Os confrontos ocorrem entre tribos árabes e a tribo Toubou, que vive nos oásis do Saara na Líbia e no Chade. Mais cedo, funcionários de Sabha disseram que os confrontos entre a tribo Toubou e as tribos árabes haviam se acalmado e que os esforços para assegurar uma trégua estavam a caminho. A tribo Toubou disse que está enfrentando um "massacre" pelas mãos dos árabes.

http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2012/03/28/interna_internacional,286029/choques-tribais-deixam-mais-de-70-mortos-na-libia.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário