domingo, 3 de julho de 2011

Flotilha quer levar ajuda humanitária para a Faixa de Gaza

Partida de flotilha para a Faixa de Gaza é adiada para a próxima semana

JERUSALÉM - RIO - A disputa entre Israel e a missão internacional que tentará furar o bloqueio naval à Faixa de Gaza ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira e ficou mais longe do fim depois que a organização da flotilha adiou sua partida para a próxima semana. Os ativistas que pretendem levar ajuda a palestinos afirmam que uma nova sabotagem a um de seus navios provocou o adiamento.

Depois de terem detectado danos nas hélices do navio grego Juliano, ancorado no porto grego de Pireo, os ativistas afirmam agora que foram localizados problemas no navio MV Saoirse, que está no porto turco de Gocek. Os organizadores acusam o governo israelense de estar por trás das sabotagens.

- Quando o motor foi iniciado, ficou completamente dobrado. Se ele tivesse sido dobrado dessa forma, o barco poderia afundar - afirmou o ativista Huwaida Arrafa à Rádio do Exército de Israel.

Os 12 barcos que pretendem levar 3 mil toneladas de ajuda humanitária para Gaza partiriam entre esta quinta e sexta-feira. No ano passado, uma flotilha que tentou furar o bloqueio ao território israelense foi atacada por militares. Os confrontos provocaram a morte de nove ativistas.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/06/30/partida-de-flotilha-para-faixa-de-gaza-adiada-para-proxima-semana-924804489.asp


Nova Flotilha da Liberdade irá a Gaza sem embarcação atacada no ano passado

Grupo desafiará bloqueio de Israel para levar ajuda humanitária aos palestinos

A segunda Flotilha da Liberdade, que pretende desafiar o bloqueio de Israel à Faixa de Gaza para levar ajuda humanitária ao povo palestino, partirá sem a embarcação Mavi Marmara, que foi atacada no ano passado por um comando israelense. O anúncio foi feito pela coalizão internacional da Flotilha da Liberdade, em comunicado no qual afirma que a organização turca IHH "continua sendo parte da pequena frota", mas que a Mavi Marmara" não está em condições de navegar".

"Com campanhas nacionais em mais de 20 países e 10 navios, a segunda Flotilha da Liberdade está pronta para partir rumo a Gaza a fim de romper o bloqueio ilegal israelense", destaca a nota. Os organizadores desta iniciativa asseguram que, apesar da ausência do Mavi Marmara, a nova flotilha terá mais navios do que a primeira.

A Mavi Marmara liderou a flotilha anterior e foi abordada em 31 de maio de 2010 por um comando do Exército israelense em uma operação que resultou na morte de nove ativistas. Aparentemente, a embarcação turca não contaria, hoje, com as capacidades técnicas para participar da operação.

(Com agência EFE)

http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/nova-flotilha-da-liberdade-ira-a-gaza-sem-embarcacao-atacada-no-ano-passado


Israel nega ter sabotado flotilha para Faixa de Gaza

Israel negou as acusações de que teria sabotado embarcações que tentam furar seu bloqueio marítimo à Faixa de Gaza. Ativistas acusam Israel de danificar dois barcos aportados na Turquia e Grécia que são parte de uma flotilha que tenta levar ajuda humanitária ao território palestino. Na sexta-feira, a Grécia impediu a saída dos navios.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor, classificou as acusações de sabotagem como "ridículas" e "tristes teorias da conspiração". Israel alega ter imposto o bloqueio em 2007 para impedir que armas chegassem ao grupo militante islamita Hamas, que governa Gaza. Ativistas consideram o bloqueio como uma forma de encarceramento dos palestinos.

No ano passado, nove ativistas foram mortos num ataque de Israel a uma flotilha semelhante. As informações são da Associated Press.

http://oestadodoparana.pron.com.br/mundo/noticias/30312/?noticia=israel-nega-ter-sabotado-flotilha-para-faixa-de-gaza

Nenhum comentário:

Postar um comentário