sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

EUA admitem que sabiam de roubo de bebês pela ditadura argentina

Escrito por: Luciana Taddeo/Ópera Mundi

O ex-secretário de Direitos Humanos do Departamento de Estado norte-americano entre 1981 e 1985, Elliot Abrams, admitiu nesta quinta-feira (26/01) que sabia que os militares argentinos tinham um plano para o roubo e apropriação ilegal de bebês nascidos em centros clandestinos de prisão durante a ditadura do país (1976-1983).
.
"Estávamos a par de que algumas crianças tinham sido roubadas quando os pais estavam presos ou mortos", afirmou, em depoimento, feito por meio de vídeo-conferência entre juízes de um tribunal oral federal de Buenos Aires e o consulado argentino em Washington. "Sabíamos que não eram só uma ou duas crianças, mas que existia um padrão, um plano, porque havia muita gente que estava sendo assassinada ou presa", complementou.
.
Calcula-se que 500 bebês tenham sido roubados e tido sua identidade ocultada durante a repressão argentina. Para encontrá-los, um grupo de mães de presos clandestinamente na época, por razões políticas, se juntaram em uma associação conhecida como "Avós da Praça de Maio", para tentar encontrar seus netos desaparecidos. Segundo o norte-americano, as crianças foram entregues a "famílias leais" ao regime militar.
.
Abrams, que atuou no Departamento de Estado dos EUA durante o mandato do presidente republicano Ronald Regan (1980-1988), prestou depoimento como testemunha do julgamento, iniciado em fevereiro de 2001, pelo roubo e apropriação ilegal de 34 bebês, no qual estão sendo processados os ex-ditadores Jorge Rafael Videla e Reynaldo Bignone, atualmente condenados e presos por outros crimes cometidos na época.
.
O ex-funcionário norte-americano afirmou ainda que como a desaparição de bebês poderia gerar um "enorme conteúdo humanitário e político", sugeriu ao ex-embaixador argentino em Washington no período, Lucio García del Solar, em 1982, que a Igreja "poderia ajudar" a mediar "este problema terrível". "Enquanto os desaparecidos estavam mortos, estas crianças estavam vivas e isso era, por um lado, o mais grave do problema humanitário", diz.
.
O relato da conversa, registrado em um memorando ao então secretario de Estado, George Schultz, é um dos 4677 despachos secretos sobre a repressão argentina abertos pelos EUA em agosto de 2002, e foi entregue às Avós da Praça de Maio no ano passado. Segundo Abrams, o então embaixador também se mostrou preocupado, afirmando que já tinha reportado o assunto às autoridades argentinas.
.
Apesar da existência de muitos governos militares na época, Abrams diz não lembrar de outro caso como o argentino, que implicou além do roubo e apropriação de bebês, em torturas, assassinatos e desaparições. "Foi o pior caso", afirmou, sobre as violações aos Direitos Humanos cometidas na região.

http://www.cut.org.br/agencia-de-noticias/47216/eua-admitem-que-sabiam-de-roubo-de-bebes-pela-ditadura-argentina

Nenhum comentário:

Postar um comentário