domingo, 18 de setembro de 2011

Um comandante da CIA para os rebeldes da Líbia

Por Patrick Martin.

O Conselho Nacional da Líbia, o grupo baseado em Benghazi, que fala para as forças rebeldes que combatem o regime de Gaddafi, nomeou um antigo colaborador da CIA para dirigir suas operações militares. A seleção de Khalifa Hifter, um ex-coronel do exército da Líbia, foi relatado por McClatchy Newspapers quinta-feira e que o novo chefe militar foi entrevistado por um correspondente da ABC News na noite de domingo.

Chegada Hifter em Benghazi foi primeiramente relatada por Al Jazeera em 14 de março, seguido por um retrato lisonjeiro no tablóide virulentamente pró-guerra britânico Daily Mail em 19 de março. O Daily Maildescreveu Hifter como uma das "duas estrelas militar da revolução", que "tinha voltado recentemente do exílio nos Estados Unidos a emprestar as forças terrestres dos rebeldes alguma coerência tática." O jornal não se referir a suas conexões CIA.

McClatchy Newspapers publicou um perfil de Hifter no domingo. Intitulado "Líder rebelde Nova passou a maior parte do Passado 20 anos no Suburban Virginia", observa o artigo que ele era uma vez um comandante para o regime de Kadhafi, até que "uma aventura desastrosa militar no Chade no final de 1980."

Hifter então passou para a oposição anti-Gaddafi, acabou emigrando para os Estados Unidos, onde viveu até duas semanas atrás, quando ele retornou à Líbia para assumir o comando em Benghazi.

O perfil de McClatchy concluiu: "Desde que chegou aos Estados Unidos no início de 1990, Hifter viveu na Virgínia suburbana nos arredores de Washington, DC." É citado um amigo que "disse que não sabia exatamente o que fez Hifter para se sustentar, e que principalmente Hifter focada em ajudar sua grande família. "

Para aqueles que podem ler entre as linhas, este perfil é uma indicação do papel dissimulado Hifter como um agente da CIA. De que outra forma um alto comandante líbio ex-militar entre os Estados Unidos no início de 1990, poucos anos após o atentado de Lockerbie, e depois resolver perto da capital dos EUA, exceto com a autorização e assistência ativa de agências de inteligência dos EUA? Hifter realmente viveu em Viena, Virgínia, cerca de cinco milhas da sede da CIA em Langley, há duas décadas.

A agência estava muito familiarizado com o trabalho político e militar do Hifter. Um relatório do Washington Post de 26 de marco de 1996 descreve uma rebelião armada contra Gaddafi na Líbia e usa uma variante de pronúncia do seu nome. O artigo cita testemunhas à rebelião que relatam que "o seu líder é o coronel Khalifa Haftar, de um grupo contra-estilo baseado nos Estados Unidos chamado Exército Nacional da Líbia."

A comparação é do "contra" forças terroristas financiados e armados pelo governo dos EUA na década de 1980 contra o governo sandinista na Nicarágua. O escândalo Irã-Contras, que abalou a administração Reagan em 1986-87, envolveu a exposição de armas ilegais vendas nos EUA para o Irã, com o produto utilizado para financiar os contras, desafiando a proibição do Congresso. Democratas do Congresso encobriu o escândalo e rejeitou os apelos para o impeachment de Reagan para patrocinar as atividades flagrantemente ilegal de uma quadrilha de ex-agentes de inteligência e assessores da Casa Branca.

Um livro de 2001, africaines Manipulações, publicado pelo Le Monde diplomatique, traça a conexão CIA ainda mais para trás, para 1987, relatando que Hifter, em seguida, um coronel do exército de Gaddafi, foi capturado combates no Chade, em uma rebelião líbio-backed contra o-EUA governo apoiado Hissène Habré. Ele desertou para a Frente de Salvação Nacional da Líbia (LNSF), o principal anti-Gaddafi grupo, que tinha o apoio da CIA norte-americana. Ele organizou sua própria milícia, que operava no Chade até Habré foi derrubado por um rival franco-suportado, Idriss Déby, em 1990.

De acordo com este livro, "a força Haftar, criada e financiada pela CIA no Chade, desapareceu no ar com a ajuda da CIA pouco depois de o governo foi derrubado por Idriss Déby." O livro também cita um relatório do Serviço de Pesquisa do Congresso dos 19 dezembro, 1996 que o governo dos EUA estava fornecendo ajuda financeira e militar para o LNSF e que um número de membros LNSF foram transferidos para os Estados Unidos.

Esta informação está disponível para qualquer pessoa que realiza uma busca na Internet, mesmo superficial, mas não tem sido relatado pela mídia corporativa controlada nos Estados Unidos, exceto na expedição de McClatchy, o que evita qualquer referência à CIA. Nenhuma das redes de televisão, ocupada louvando os "combatentes da liberdade" do leste da Líbia, se preocupou em informar que estas forças estão agora comandado por um colaborador de longa data dos serviços de inteligência dos EUA.

Nem os liberais e "esquerda" entusiastas da intervenção norte-europeus na Líbia tomaram nota. Eles estão muito ocupados saudando a administração Obama por sua multilateral e "consultiva" para a guerra, supostamente tão diferente da unilateral e "cowboy" abordagem da administração Bush no Iraque. Que o resultado é a mesma morte e destruição chover sobre a população, o atropelamento da soberania e independência de um ex-país significa nada-colonial a estes apologistas do imperialismo.

O papel do Hifter, acertadamente descreveu há 15 anos como líder de um "grupo de contra-estilo," demonstra as forças de classe real de trabalho na tragédia da Líbia. Seja qual for a oposição popular genuína foi expressa na revolta inicial contra a ditadura corrupta Gaddafi, a rebelião foi seqüestrado pelo imperialismo.

A intervenção dos EUA e Europa na Líbia não é destinada a transpor a "democracia" e "liberdade", mas ao instalar no stooges poder da CIA que vai governar tão brutalmente como Gaddafi, permitindo que as potências imperialistas para saquear recursos de petróleo do país e use a Líbia como base de operações contra as revoltas populares que varre o Oriente Médio e Norte da África.

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://empirestrikesblack.com/2011/03/a-cia-commander-for-the-libyan-rebels/&ei=4pJ2Tp2XKbKHsALur72LBQ&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=7&sqi=2&ved=0CFIQ7gEwBg&prev=/search%3Fq%3Dkhalifa%2Bhifter%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1024%26bih%3D673%26prmd%3Dimvns

Nenhum comentário:

Postar um comentário