terça-feira, 25 de outubro de 2011

Apenas uma lata de refrigerante por dia é capaz de deixar os adolescentes agressivos

Parece estranho, mas é o que afirma uma nova pesquisa, que diz que apenas uma latinha de refrigerante pode deixar os adolescentes com comportamento agressivo.

Novo estudo mostrou que os jovens são mais propensos a serem violentos e a carregarem armas de fogo, quando consomem por dia uma lata de refrigerante gaseificado. Fico evidenciado que os que consumiam mais de 5 latas por semana desenvolviam em algum estágio, comportamento violento.

Os cientistas americanos ainda estão na dúvida se a ligação está de fato no consumo do refrigerante, mas eles não descartam esta hipótese. É provável que fatores desconhecidos na alimentação provoquem comportamentos inadequados socialmente. Outros estudos nos Estados Unidos provarem que uma má alimentação está diretamente relacionada com comportamentos anti-sociais.

A nova pesquisa, publicada na revista Injury Prevention, contou com a participação de 1.878 adolescentes, das escolas estaduais de Boston. Através de análise comportamental foi perguntado aos jovens quantas latas de refrigerante tinham consumido na semana passada. Os que consumiram até 4 latas foram classificado como “baixo”, já os que consumiram acima de 5, ficaram classificados como “alto”.

De cada três alunos, pelo menos um se enquadrada como “alto”, consumindo em alguns casos 4 latas de refrigerante por dia! Em seguida, perguntas como “você foi violento com algum colega essa semana ou portou armas de fogo ou facas?” foram feitas aos jovens.

A pesquisa, liderada pela Dr. Sara Solnick, em entrevista ao portal britânico Daily Mail afirmou: “Houve uma associação significativa e forte entre os refrigerantes e a violência. Pode existir uma relação de causa e efeito direta, talvez devido ao açúcar ou do teor de cafeína de refrigerantes, ou fatores químicos que nem mesmo imaginamos”.

Recentemente foi feita uma pesquisa no Reino Unido demonstrando que pessoas com péssima alimentação tinham mais probabilidade a cometerem crimes. Na mesma pesquisa ficou provado que os presos com alto índice de periculosidade reduziram em 47% seu comportamento violento após tomarem suplementos vitamínicos.

Estima-se que a nutrição incorreta e de baixa qualidade pode disparar um comportamento social incorreto por não fornecer ao cérebro elementos vitais para seu bom funcionamento, produzindo substâncias químicas que afetam o humor.

Uma psicóloga clínica da Universidade de Liverpool criticou duramente o resultado da pesquisa: “Existem muitas influências para o comportamento dos adolescentes. As causas da violência entre os jovens são complicados e este trabalho apresenta uma interpretação excessivamente simplista do papel das bebidas”, ressaltou.

http://www.jornalciencia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1039:apenas-uma-lata-de-refrigerante-por-dia-e-capaz-de-deixar-os-adolescentes-agressivos&catid=135:comportamento&Itemid=518

Nenhum comentário:

Postar um comentário