terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Sarkozy envolvido em suposto desvio de fundos

Dinheiro teria sido usado para o pagamento de comissões ilegais ao Paquistão, na sequência da venda de submarinos franceses

Mafalda Ganhão (www.expresso.pt)

Segundo o jornal "Libération", Nicolas Sarkozy esteve envolvido num suposto desvio de fundos relacionado com o pagamento de comissões ilegais ao Paquistão na venda de submarinos franceses.

Os factos remontam ao período em que Sarkozy era ministro do Orçamento, em 1994. Na sua edição de segunda-feira, o jornal faz eco de novas revelações que dão conta de que o Presidente francês estava ao corrente do esquema.

A notícia cita a declaração feita ao juiz por um alto funcionário do Ministério da Defesa, Gérard Philippe Menayas, que considerou ser claro que o Ministério do Orçamento "teve necessariamente de dar o seu aval".

Implicações políticas

A investigação pretende esclarecer se a França pagou comissões ilegais ao Paquistão para assinar a venda de submarinos em 1994. Visa ainda avaliar a eventual ligação da interrupção do pagamento ao atentado organizado pelos serviços secretos paquistaneses contra engenheiros militares franceses, em 2002, em Karachi. Onze pessoas morreram.

O caso tem também implicações políticas, já que algumas testemunhas garantem que parte das comissões pagas ao Paquistão terão regressado a França, para financiar a campanha das eleições presidenciais de 1995 do ex-primeiro-ministro Edouard Balladur, que tinha Nicolas Sarkozy como porta-voz.

Embora em setembro, quando foram divulgadas acusações contra dois antigos colaboradores de Nicolas Sarkozy supostamente envolvidos no esquema de desvio, a Presidência da República as tenha classificado como "caluniosas" contra o chefe de Estado, desta vez não houve ainda reação às novas acusações, que surgem no momento em que se aguarda o anúncio oficial do Presidente francês confirmando a sua candidatura à reeleição nas eleições deste ano.

http://aeiou.expresso.pt/sarkozy-envolvido-em-suposto-desvio-de-fundos=f697599

Nenhum comentário:

Postar um comentário