quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Tribunal Superior autoriza extradição de Assange para Suécia

Londres, 2 nov (EFE).- O Tribunal Superior de Londres manteve a decisão de primeira instância nesta quarta-feira sinal que autoriza a extradição do fundador do portal WikiLeaks, Julian Assange, para Suécia, onde tem expedido mandato de captura acusado de estupro e supostos abusos sexuais.

Os advogados de Assange têm 14 dias para recorrer diante da Corte Suprema, máxima instância judicial britânica.

Essa decisão significa que o tribunal rejeitou o recurso apresentado pelo fundador do WikiLeaks contra a sentença do juiz Howard Riddle, do tribunal de Belmarsh (sul de Londres), que em fevereiro autorizou a extradição do australiano à Suécia.

Dois juízes do tribunal consideraram válidos a ordem europeia de detenção, motivo da prisão de Assange em dezembro, e o processo judicial que se seguiu.

Os advogados de Assange questionavam a validade do mandato por ter sido emitido por um promotor e não por uma "autoridade judicial".

Na decisão desta quarta, os magistrados argumentaram que as decisões do promotor sueco estão submissas à apuração dos juízes da Suécia, "juízes de outro estado-membro (da União Europeia)" que devem ser respeitadas. Os juízes também não aceitaram a justificativa de Assange de que a forma de descrever os delitos não foi precisa.

Vestido com um impecável terno azul e uma papoula na lapela em lembrança aos mortos nas duas guerras mundiais, Assange chegou nesta quarta ao tribunal para ouvir a sentença dos juízes, entre os gritos de apoio de seus seguidores, que o aguardavam na porta do tribunal e reagiram aos gritos à decisão desfavorável.

A Promotoria sueca acusa Assange, de 40 anos, de três delitos de agressão sexual e uma de estupro após a denúncia de duas mulheres, supostamente ocorridos em agosto de 2010.

Por sua vez, a defesa de Assange alega que sua extradição à Suécia seria "injusta e ilegítima" e considera que o processo judicial é político.

Assange, cujo site revelou milhares de informações confidenciais de embaixadas dos Estados Unidos no mundo todo, foi detido em Londres em dezembro de 2010 depois que as autoridades britânicas recebessem a ordem de extradição das autoridades suecas.

Na semana passada, o Wikileaks anunciou que deixará de divulgar segredos oficiais por falta de recursos. WikiLeaks publicou nota justificando que suspendia a divulgação de segredos oficiais diante do "bloqueio arbitrário e ilegal" feito por entidades americanas como o Bank of America, Visa, MasterCard, PayPal e Western Union que o deixaram sem acesso a financiamento. EFE

http://br.noticias.yahoo.com/tribunal-superior-autoriza-extradi%C3%A7%C3%A3o-assange-su%C3%A9cia-110804329.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário