sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Irã levará à ONU queixa contra os EUA por 'terrorismo'

Teerã culpa Washington e Israel por assassinatos de físicos nucleares e pedirá providências

Agência Estado
TEERÃ - O chefe das negociações nucleares do Irã disse nesta sexta-feira, 4, que o país deve levar queixas contra os Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU) por supostas "operações terroristas", incluindo assassinatos de alguns de seus cientistas nucleares.
Em discurso feito durante um evento que marca o aniversário do cerco à embaixada americana em 1979, Saeed Jalili afirmou que os iranianos levarão "documentos de planos terroristas dos Estados Unidos contra o Irã" à ONU ainda nesta sexta. Várias físicos nucleares iranianos morreram nos últimos anos e Teerã culpa Israel e os americanos pelos assassinatos.

Jalili afirmou que, por meio do terrorismo, os Estados Unidos "atacaram a infraestrutura de muitos países em todo o mundo". Ele ainda repetiu o discurso do líder iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, de que os documentos "provarão o envolvimento dos americanos nesses atos terroristas" e declarou que pedirá à ONU que tome providências.

Teerã já enfrenta atritos similares com Washington, acirrados depois de os americanos anunciarem a descoberta de um plano de dois iranianos para assassinar o embaixador da Arábia Saudita nos Estados Unidos e para incendiar missões diplomáticas no país. O Irã negou as acusações e as considerou "invenções" das autoridades americanas.

Manifestação

Milhares de iranianos foram às ruas celebrar os 32 anos do cerco à embaixada americana em Teerã, após a Revolução Islâmica de 1979. A tomada durou 444 dias e, inicialmente, 66 americanos foram mantidos reféns na missão diplomática.

Segundo Jalili, a "árvore da Revolução Islâmica cresceu forte em todo o mundo" e, por isso, serviu de exemplo para o que chamou de "despertar islâmico" que ocorre na região, do qual o Irã considera-se o predecessor.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,ira-levara-a-onu-queixa-contra-os-eua-por-terrorismo,794502,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário