domingo, 11 de março de 2012

Presidente afegão qualifica massacre de civis em Kandahar como "proposital"

Cabul, 11 mar (EFE).- O presidente afegão, Hamid Karzai, condenou neste domingo o massacre de 17 civis cometido na última madrugada por um soldado americano nos arredores de uma base militar na província de Kandahar, no sul do Afeganistão, que qualificou como "proposital".

"Trata-se de um ato proposital para tirar a vida de seres humanos", declara o comunicado enviado pelo escritório de Karzai à imprensa e no qual é detalhado que o agressor invadiu as casas das vítimas, que são nove crianças, três mulheres e cinco homens.
"Não vamos esquecer disso", adverte o texto, no qual Karzai exigiu o fim "das chamadas operações antiterrorismo, que desembocam em assassinatos deliberados".
O massacre aconteceu nos arredores da base da Otan no distrito de Panjwai, que o soldado americano deixou por algumas horas devido a causas desconhecidas.
A Força Internacional de Assistência para Segurança (Isaf, missão militar da Otan no Afeganistão) divulgou neste domingo um comunicado no qual lamentou "um incidente que desembocou em vítimas afegãs", e expressou suas condolência às famílias dos envolvidos.
A nota informou que o autor do "incidente" havia sido detido, mas não revelou o número de vítimas causadas por sua ação. O texto também não indicou o motivo que o teria levado a cometer o massacre, sobre o qual a Isaf anunciou que abrirá uma "investigação".
Conforme fontes militares disseram posteriormente, o soldado pode ter sofrido uma crise nervosa que o fez perder o controle.
O massacre ocorreu em meio a um forte clima antiamericano no Afeganistão registrado após a queima do Corão por soldados dos Estados Unidos no final de fevereiro na base de Bagram, próxima a Cabul e a principal da Otan em solo afegão.
Cerca de 30 pessoas morreram na repressão das manifestações de protesto convocadas em diversos pontos do Afeganistão contra a profanação, que o comando americano lamentou e atribuiu a "um equívoco". EFE

http://br.noticias.yahoo.com/presidente-afeg%C3%A3o-qualifica-massacre-civis-kandahar-proposital-164717047.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário