sábado, 5 de novembro de 2011

CIA anda a espiar Twitter e Facebook

Afinal, o Big Brother existe mesmo. Pertence aos serviços secretos norte-amercianos, CIA, que controlam diariamente milhões de mensagens partilhadas através de redes sociais como o Twitter e o Facebook.

Carlos Abreu (www.expresso.pt), AP

Os serviços secretos norte-americanos controlam diariamente cinco milhões de mensagens enviadas através do serviço de microbloging Twitter. Mas há mais. A rede social Facebook, sitesnoticiosos e de canais de televisão, estações de rádio e salas de conversação em tempo real (chat rooms) também estão na mira da CIA.

A notícia foi hoje avançada pela agência de notícias norte-americana Associated Press, que, pela primeira vez, visitou as instalações fabris na Virgínia, EUA, que servem de quartel-general aos ciberespiões da CIA.

A informação que recolhem online é posteriormente cruzada com outros dados obtidos, por exemplo, através de escutas telefónicas, com o objetivo de caracterizar o ambiente em determinadas regiões. Foi o que aconteceu nos dias que se seguiram à morte de Osama Bin Laden, abatido numa operação dos SEAL.

BIBLIOTECÁRIOS POLIGLOTAS

As recentes revoluções no mundo árabe também foram acompanhadas a par e passo pelo Open Source Centre , assim se chama o big brother da CIA, e os responsáveis por esta estrutura até garantiram à AP que conseguiram prever a revolução egípcia.

Criada na sequência dos ataques do 11 de setembro, o Open Source Centre tem como principal missão o contraterrorismo, mas as centenas de analistas de informação que aqui trabalham (o número exato é confidencial) também monitorizam, por exemplo, os internautas chineses.

Os mestres em Ciências da Documentação e Informação que falem diversas línguas estrangeiras têm mais hipóteses de se tornarem ciberespiões, explicou à AP o diretor do Open Source Centre, Doug Naquin.

http://aeiou.expresso.pt/cia-anda-a-espiar-twitter-e-facebook=f685474

Nenhum comentário:

Postar um comentário