sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tropas do Nepal levaram surto de cólera ao Haiti, diz ONU

DA BBC BRASIL

Uma investigação das Nações Unidas sobre o surto de cólera que atingiu o Haiti no ano passado apontou que um acampamento de tropas do Nepal que integram as forças de paz da ONU no país, conhecidas pela sigla Minustah, foi a provável fonte da epidemia.

As conclusões dos peritos contradizem declarações anteriores da ONU, que havia afirmado que as condições sanitárias no acampamento eram adequadas.

Mais de 4.500 pessoas morreram em consequência do surto de cólera, que ocorreu pouco após o terremoto que matou mais de 300 mil pessoas no país em janeiro de 2010.

Mais de 1 milhão de pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas no Haiti devido ao tremor.

SEM PUNIÇÕES

No entanto, o inquérito da ONU concluiu também que nenhum grupo ou indivíduo poderia ser responsabilizado pelo surto de cólera.

A equipe formada por quatro investigadores da ONU, indicada pelo secretário-geral da entidade, Ban Ki-moon, concluiu que "uma conjunção de fatores" contribuiu para o surto da doença.

A investigação foi solicitada após terem surgido acusações por parte de haitianos de que os soldados nepaleses da Minustah seriam a fonte da epidemia, devido a um vazamento nas latrinas de seu acampamento, na cidade de Mireblais, no centro do Haiti.

Mas, segundo o relatório da ONU, o surto teve origem na "contaminação ambiental com fezes".

O documento menciona as condições falhas de saneamento no campo da Minustah, dizendo que elas "não foram suficientes para evitar a contaminação fecal" do sistema sanitário que abastece o principal rio da região.

http://www1.folha.uol.com.br/bbc/911734-tropas-do-nepal-levaram-surto-de-colera-ao-haiti-diz-onu.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário