terça-feira, 17 de maio de 2011

Alagoas é o terceiro estado com mais pessoas em extrema pobreza

Maranhão e Piauí levam primeiro e segundo lugares; 16,2 milhões de brasileiros encontram-se na miséria.

Gazetaweb, com Agência Brasil

Alagoas é o terceiro estado com o maior número de pessoas em situação de extrema pobreza no Brasil. Perdendo apenas para Maranhão e Piauí, o Estado tem 20,4% ganhando até R$ 70 por mês. As informações foram divulgadas pelo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Nunes, durante o programa de rádio Brasil em Pauta, produzido pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.

O Maranhão apresenta o maior percentual, mais de 24% da população do estado ganham até R$ 70 por mês, conforme linha da pobreza extrema estipulada pelo governo federal. No Piauí, o percentual é superior a 21% e, em Alagoas, 20,4%. Já a Bahia tem o maior número absoluto de miseráveis, mais de 2,4 milhões de pessoas.

Em todo o Brasil, 16,2 milhões de brasileiros encontram-se na miséria, o equivalente a 8,5 % da população do país. Quase 60% deles estão no Nordeste (cerca de 9,6 milhões). A maioria é preta ou parda e tem até 19 anos de idade. Esse será o público do Plano Brasil sem Miséria, a ser lançado pela presidenta Dilma Rousseff, que pretende acabar com a extrema pobreza até 2014.

“Em um país tão rico como o Brasil ainda não podemos encontrar 8% da população vivendo em extrema pobreza”, afirmou o presidente do IBGE, Eduardo Nunes.

No programa de rádio, Nunes ressaltou que o Censo 2010 constatou que as cidades de médio porte têm apresentado ritmo de crescimento maior que as grandes metrópoles. Segundo ele, o crescimento está relacionado à oferta de oportunidades de emprego e estudo para os jovens, além do custo de vida mais baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário