sexta-feira, 3 de junho de 2011

Universitária que pediu afogamento de nordestinos é processada por racismo

A estudante de Direito Mayara Petruso, que no ano passado defendeu o assassinato de nordestinos no Twitter foi processada por crime de racismo. A Justiça Federal em São Paulo aceitou a denúncia do Ministério Público Federal, pedindo a abertura da ação, com base em mensagens postadas na internet e no depoimento da própria estudante.

Na eleição presidencial de 2010, quando as pesquisas de boca de urna anunciaram a vitória de Dilma Rousseff, Mayara postou em sua página no Twitter: “Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a Sp: mate um nordestino afogado!”.

A pena para o crime de racismo vai de três meses a um ano de prisão mais multa. Como o crime foi cometido por meio de um veículo de comunicação, pode ser elevada para até cinco anos de cadeia.

A mensagem desencadeou a reação de usuários das redes sociais e de entidades, inclusive a OAB de Pernambuco, que apresentou uma notícia-crime contra Mayara ao Ministério Público de São Paulo. O pai de Mayara também se manifestou e declarou “estar envergonhado” com a atitude da filha.

http://tudonahora.uol.com.br/noticia/brasil/2011/06/03/143213/universitaria-que-pediu-afogamento-de-nordestinos-e-processada-por-racismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário