sexta-feira, 17 de junho de 2011

Coleção História Geral da África

Unesco disponibiliza download dos oito volumes da Coleção História Geral da África

Jessica Gonçalves em 27/05/11 em Catraca Livre

Um desafio foi lançado na década de 60, mais precisamente em 1964, quando a Unesco decidiu fazer um estudo sobre a história da África. Contudo, esse estudo seria diferente de todos os outros que hoje podem ser facilmente encontrados em livros didáticos, aqueles que só falam sobre a escravidão. Este desafio era penetrar nas entranhas da África e descobrir a história, a cultura, os valores e conhecer seus povos.

O primeiro passo foi desligar-se do olhar estrangeiro, dos estudos etnológicos e antropológicos europeus e abolir dos esteriótipos. A melhor forma para narrar a história da África era, sem dúvidas, contá-la pelos próprios africanos. Formou-se, então, uma equipe de 350 cientistas coordenados por um comitê formado por 39 especialistas. Desses, dois terços eram africanos.

Ao final da produção dessa pesquisa, o resultado foi a Coleção História Geral da África, que conta com oito sólidos volumes. Ao longo das décadas de 80 e 90, esse material foi sendo editado em inglês, árabe e francês. E, em dezembro de 2010, foi lançada a versão em português da Coleção, no Brasil.
No cenário da educação no país, o conjunto de obras abrange vários aspectos como, por exemplo, o atendimento a lei 10.639/2000 (que estabelece a obrigatoriedade de estudos étnicos-raciais), o lançamento para o Ano Internacional do Povos Afrodescendentes e, ainda, a reconstrução da identidade dos brasileiros que não conhecem a cultura dos povos que contribuíram para a formação do seu país.

Esse material, além de ser utilizado nas instituições de ensinos por educadores e estudantes, está disponível, em português, no site da Unesco. O download é gratuito e os interessados podem baixar os oitos volumes, na íntegra.

Os oito volumes são divididos entre: (Clique nos links para baixar o pdf)

Volume I: Metodologia e Pré-História da África;
Volume II: África Antiga;
Volume III: África do século VII ao XI;
Volume IV: África do século XII ao XVI;
Volume V: África do século XVI ao XVIII;
Volume VI: África do século XIX à década de 1880;
Volume VII: África sob dominação colonial, 1880-1935;
Volume VIII: África desde 1935.

Nenhum comentário:

Postar um comentário