quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Número de homicídios faz prefeitura acelerar projeto para construir cemitério

Ossário pode ser construído no primeiro semestre, segundo Planejamento

O número de assassinatos registrado nos últimos anos em Maceió fez com que a prefeitura desengavetasse um projeto que prevê a criação de um novo cemitério público na capital. Um ossário deve ser construído ainda este ano para reduzir a superlotação dos quatro cemitérios municipais, que, segundo Márzio Delmoni, secretário de Planejamento de Maceió, não apresentam condições de receber mais corpos.

“É importante ressaltar que a superlotação é um problema antigo, mas que foi agravado ao longo dos últimos anos, com o crescimento da violência no estado. A maior parte das pessoas assassinadas faz parte de famílias carentes, que dependem, em sua maioria, de cemitérios públicos. Não é uma crítica ao governo do Estado, mas uma triste e infeliz constatação. A violência é algo visível”, informou Delmoni.

Conforme o secretário, o ossário segue um modelo de cemitério vertical e representaria um impacto menor que a construção de mais um cemitério público. “O impacto ambiental com a construção de um novo local é muito grande. Seria inviável se avaliada a relação custo-benefício. Portanto, o ossário atenderia às necessidades emergenciais e causaria o menor dano possível ao meio ambiente”, complementou.

Delmoni explicou que outras capitais adotam este modelo de cemitério como forma de diminuir a superlotação e minimizar os impactos. “O crematório seria uma opção, mas ainda não existe nenhum em Maceió. Vamos seguir o modelo adotado em outros estados. É algo que vem dando certo em grandes capitais”.

Como informado pela Gazetaweb nessa quarta-feira (15), a Câmara Legislativa de Maceió instaurou uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar o alto número de assassinatos na capital. A medida foi criticada pelo governador Teotonio Vilela Filho, em discurso na Assembleia Legislativa. Vilela afirmou que o Legislativo municipal não tem a competência para apurar as ações de seu governo.

http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=250637

Nenhum comentário:

Postar um comentário