segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mais de 300 mil pedem justiça social em Israel

Mais de 300 mil pessoas saíram às ruas em diversas cidades de Israel neste sábado para protestar contra o alto custo da moradia e também contra o modelo econômico vigente no país. Na terceira semana consecutiva de protestos massivos nas ruas de Israel, os manifestantes gritaram "o povo exige justiça social" e pediram a renúncia do primeiro ministro Benjamin Netanyahu.

Mais de 300 mil pessoas marcharam juntas em diversas manifestações massivas de protesto que tomaram conta de Israel neste sábado, de acordo com estimativas da polícia.

Aproximadamente 300 mil se reuniram em Tel Aviv, 20 mil em Jerusalém, 3 mil em Kiryat Shmona, 5 mil em Mod’in, mil em Hod Hasharon e mil em Eilat. Por outro lado, apoiadores do primeiro ministro Benjamin Netanyahu disseram que a mídia inflou os números de manifestantes nos protestos.

Em Tel Aviv, as pessoas marcharam da Praça Habima, próxima à cidade das barracas, no Boulevard Rothschild, ao complexo militar Kirya, na rua Kaplan.
Os manifestantes gritavam “o povo exige justiça social” e “uma geração inteira exige um futuro”.

Uma série de cartazes eram levantados na rua Kaplan onde se podia ler “Renuncie, o Egito é aqui”.

“Juventude de Israel, nossa hora chegou”, dizia a liderança da União Nacional dos Estudantes , Itzik Shmuli, na marcha de Tel Aviv.

Esta manifestação marcou a terceira semana consecutiva em que uma marcha de protesto ocorreu em Tel Aviv. Manifestações menores também ocorreram em Ashkelon (mais de 500 manifestantes), Dimona (em torno de 200) e Eilat (1000).

Em torno de mil manifestantes bloquearam o cruzamento Shomrim no Vale Jezreel. A marcha foi puxada pela palavra de ordem “a periferia do norte está acordando”.

A polícia fechou a rua Kaplan para o tráfego no sábado, em antecipação à marcham, e anunciou que ela só seria reaberta às 4 horas da manhã do domingo. Várias outras rodovias maiores, na parte central da cidade foram bloqueadas durante a marcha.

Tradução: Katarina Peixoto

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=18192

Nenhum comentário:

Postar um comentário