segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Mumia Abu-Jamal não será executado! Agora, é preciso lutar por sua liberdade!

O jornalista e militante negro estadunidense Mumia Abu-Jamal não vai ser executado. O Ministério Público de Filadélfia anunciou em 7 de dezembro que renunciará à pena de morte contra o ex-jornalista e ativista do antigo partido Panteras Negras. Mumia sai do Corredor da Morte, mas vai para uma cela cumprir prisão perpétua.

Este é um primeiro recuo, depois de 30 anos de uma luta política e jurídica. O caso de Mumia Abu-Jamal é um dos mais conhecidos do mundo.

Mumia foi preso e julgado acusado pelo assassinato de um policial branco em dezembro de 1981. Foi condenado em um processo claramente injusto, racista e fraudado, com desaparecimento de provas e uma confissão assinada por Mumia enquanto ele estava em coma, hospitalizado. Testemunhas que foram manipuladas e chantageadas mais tarde se retrataram.

Um militante preso
A verdadeira causa da prisão foram suas posições de defesa dos oprimidos. Abu-Jamal desenvolvia um trabalho na rádio pública da Filadélfia com o Programa “A voz dos sem voz”, que denunciava o tratamento dado a trabalhadores negros e imigrantes pela polícia da Filadélfia.

Com posições firmes pela defesa do povo trabalhador e negro dos EUA, Mumia ficou conhecido mundialmente pela campanha promovida pelo movimento operário e democrático exigindo sua liberdade. A Juventude Revolução foi uma das organizações que se engajou neste movimento internacional. Em 2000, fizemos a jornada internacional "Salvar a vida de Mumia Abu-Jamal".

Agora, a luta é pela sua liberdade!
A retirada da pena de morte para Mumia é uma primeira e importante conquista, mas ainda não é suficiente, já que se mantém a pena de prisão perpétua. A campanha em defesa de Abu-Jamal só deve cessar quando ele estiver livre!

É a luta para levar Mumia Abu-Jamal para sua casa, para tirá-lo da prisão. Agora o grito dos trabalhadores e militantes democráticos do mundo todo é liberdade para Mumia Abu-Jamal!

Alexandre Linares, participou da JR de 1995 a 2009 e hoje é militante do PT
Priscilla Chandretti, miliitante da JR-IRJ em Juiz de Fora (MG)

http://www.juventuderevolucao.org/index.php?option=com_content&task=view&id=1066

Nenhum comentário:

Postar um comentário