quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Celso Amorim é favor da volta de tropas brasileiras do Haiti

Jailton de Carvalho, O Globo

O novo ministro da Defesa, Celso Amorim, que toma possa [hoje], apoia a saída das tropas brasileiras do Haiti. O assunto foi discutido na primeira reunião entre o ministro e os comandantes das Forças Armadas, no Palácio do Planalto, no sábado.

Segundo um dos participantes do encontro, houve "convergência de opinião", ou seja, a cúpula militar também concorda com o retorno das tropas. O Exército brasileiro lidera a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah) desde junho de 2004.

Amorim, um dos principais articuladores da participação do Brasil na missão de paz no Haiti, ainda no início do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, avalia que este ciclo está chegando ao fim. A economia voltou a crescer e, aos poucos, o país está retornando à normalidade democrática.

A missão de paz teve papel crucial na segurança interna do Haiti, após a queda do ex-presidente Jean-Bertrand Aristide, mas, nos últimos anos, tornou-se alvo de crescente resistência, inclusive, no plano externo.

- É preciso pensar numa estratégia de saída (do Haiti) - disse Amorim a interlocutores, reservadamente, um dia após a reunião com os militares.

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2011/08/08/celso-amorim-a-favor-da-volta-de-tropas-brasileiras-do-haiti-397095.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário