quarta-feira, 28 de maio de 2014

Polícia de São Paulo mata 163 pessoas no 1º trimestre de 2014

As polícias militar e civil de São Paulo patrocinaram um sangrento primeiro trimestre neste ano. Levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz a partir de dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo mostra que policiais em serviço mataram 163 pessoas entre 1º de janeiro e 31 de março de 2014.
No ano passado, no mesmo período, as mortes decorrentes de intervenção policial limitaram-se a 69. Mais do que dobrou, foi um crescimento de 136%.
O maior aumento foi na cidade de São Paulo, onde as mortes causadas por policiais em serviço pularam de 29 para 89. Foi um incremento de 206,9% --mais do que triplicou.
Supondo que essas mortes todas tenham acontecido em confrontos entre policiais e criminosos, seria razoável imaginar que o número de policiais mortos ou feridos também tivesse aumentado, ao menos um pouquinho, certo?
Errado.
O número de policiais mortos em serviço no primeiro trimestre deste ano foi rigorosamente igual ao número de policiais mortos em 2013 –um total de quatro para todo o Estado. Quanto ao número de policiais feridos, também aí empataram os números de 2013 e os de 2014 –ficaram em 80.
Já ouvi coronéis explicarem a disparidade entre o número de policiais mortos e o número de supostos bandidos mortos: isso derivaria do melhor treinamento em tiro dos policiais, do aprendizado de técnicas de defesa, de incursão em locais fechados, do melhor equipamento etc. etc.
Bandidos que apostam no confronto com policiais devem saber que já entram em desvantagem na disputa, dizem.
Faz sentido. Admitamos que o argumento seja verdadeiro. Mas como explicar que os confrontos entre policiais e bandidos, em 2013 tenham gerado 17,25 civis mortos para cada policial morto? E que, apenas um ano depois, a polícia tenha matado uma média de 40,75 civis para cada policial morto?
Mais do que dobrou!
É claro que os equipamentos e o treinamento dos dois lados do confronto não mudaram substancialmente em apenas um ano.
O resultado disso é incrível. No primeiro trimestre de 2014, uma em cada cinco pessoas mortas de maneira violenta na cidade de São Paulo perdeu a vida nas mãos da polícia (20,5%). Há apenas um ano, a polícia foi responsável por 7,4% das mortes violentas (ou uma em cada 13 vítimas).
Leia mais:
https://br.noticias.yahoo.com/blogs/laura-capriglione/trimestre-sangrento-222929572.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário