terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Lucro somado de 4 bancos brasileiros é maior que o PIB de 83 países

É possível imaginar que a soma do lucro de apenas quatro empresas – de um setor que conta com mais de uma centena de instituições – seja maior que tudo o que é produzido por 83 países?
Parece inacreditável, mas quando se trata do sistema bancário brasileiro, tudo é possível. O lucro dos maiores bancos do Brasil (Itaú, Bradesco, Santander e BB), que há décadas não para de crescer, chegou em 2013 a algo em torno de US$ 20,5 bilhões. Esse valor é maior que o Produto Interno Bruto (PIB) estimado para 83 países no ano passado.
O levantamento, feito com base em dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), leva em conta nações principalmente da África, Ásia e Oceania. Os lucros foram divulgados em reais e convertidos em dólar considerando a cotação de quinta-feira 13, em reportagem do G1. “Ou seja, toda a riqueza produzida pelos milhões de habitantes dessas mais de oito dezenas de nações ainda está longe do que lucram os bancos brasileiros, já que essa classificação leva em conta apenas os quatro maiores, quando o Brasil conta com 157 instituições financeiras”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira.
http://www.andif.com.br/ver.php?codigo=951#.Uw0WVOMVxyQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário