quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Senador Haitiano Jean Charles Moise em visita ao Brasil pede a retirada das tropas da Minustah

O senador haitiano Jean Charles Moise esteve em Brasília nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, por ocasião do 5o. Congresso do PT para o qual foi convidado, junto com delegações de mais 8 países.

Durante o dia 12, o senador esteve em visita ao Senado, recebido pelos senadores do PT Eduardo Suplicy e o líder da bancada, Wellington Dias. Na casa, em sessão oficial, foi lida e registrada a Resolução do Senado haitiano unânime que pede a retirada gradual das tropas da Minustah até o próximo dia 28/5/2014.

À noite, na sessão de abertura do 5o. Congresso do PT, o senador Moise encontrou-se com a presidente Dilma, e lhe entregou em mãos uma cópia da Resolução do senado de seu país. Ela lhe respondeu "estou acompanhando, compreendo a situação, e vou trabalhar sobre este problema para uma solução".

No dia seguinte, em conversa com o Ruy Falcão, o presidente reeleito do PT lembrou que " a presidente Dilma me disse que não quer que o nosso governo se transforme na guarda pretoriana de um presidente que adia as eleições e não respeita a democracia".

No Congresso, encontrou-se ainda com Monica Valente, a nova Secretaria de Relações Internacionais do PT,  e com dezenas de militantes, parlamentares e dirigentes partidários, entre eles o deputado federal João Paulo Cunha, a quem declarou solidariedade face à perseguição que sofre.

Ao final do congresso, na sessão de votação das emendas ao texto-base, uma emenda que propunha a retirada das tropa brasileiras do Haiti, apresentada pela Chapa Constituinte por Terra Trabalho e Soberania foi lida, e a mesa anunciou que estava sendo retirada, como um gesto decorrente do encontro do senador com a presidente Dilma que abrira uma “canal de diálogo”. Anunciada no momento a presença do senador na sala, ele foi calorosamente aplaudido pelo plenário.

No dia seguinte, o senador seguiu em viagem para a Argentina onde, com os mesmos objetivos, faria contatos com as autoridades do governo, forças políticas, sindicais e populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário