segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Militares britânicos são denunciados por assassinato no Afeganistão

Jornal aponta que oficiais recusaram assistência médica à insurgente ferido

Cinco oficiais da Marinha do Reino Unido foram acusados pela morte de um homem no sul do Afeganistão aonde realizam operações militares, informou neste domingo (14/10) o Ministério da Defesa. É a primeira vez que militares britânicos são denunciados e detidos por homicídio desde o inicio da intervenção no território afegão em 2011.

Os militares faziam parte da Operação Herrick 14 na província afegã de Helmand que tinha como objetivo lutar contra combatentes talibãs. De acordo com a versão exposta pelas autoridades britânicas, o caso não envolveu civis e a vítima dos oficiais era um “insurgente”.

O ministério ainda informou que nove fuzileiros navais foram presos em conexão com o processo, mas apenas cinco foram denunciados para a corte militar. “Seguindo direções da Promotoria, estes oficiais vão permanecer detidos para atender ao processo judicial”, afirmou o órgão.

O governo britânico não explicou, no entanto, o que de fato teria acontecido entre estes fuzileiros navais e o “insurgente” para sua morte ser considerada um crime. Pois, segundo as regras militares britânicas, as tropas podem abrir fogo para prevenir um ataque do inimigo ou quando estão em confronto direto. O ministério apenas acrescentou que a investigação teve início há poucas semanas.

Segundo apuração do jornal britânico Independent, uma investigação sobre material pornográfico levou à prisão dos fuzileiros navais. A polícia apreendeu um laptop para este caso quando encontrou vídeo mostrando os oficiais discutindo sobre a situação de um afegão machucado. Os militares britânicos debatiam se deveriam oferecer assistência medica ou não ao homem, que acabou por falecer.

Em 2010, a morte de um suposto insurgente por soldado britânico na província de Helmand também foi investigada pelas autoridades do Reino Unido. Oficiais acreditavam que o afegão poderia ser um fazendeiro e não, um terrorista. No entanto, depois de 18 meses de investigação, o Ministério de Defesa não apresentou nenhuma queixa.

As tropas britânicas sofreram dezenas de acusações de tortura e abusos durante sua atuação no Iraque, a partir de 2003. Um dos casos mais famosos envolveu uma recepcionista de hotel que morreu detida em uma base militar do Reino Unido em Basra, sul do Iraque.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/24868/militares+britanicos+sao+acusados+de+homicidio+por+morte+no+afeganistao.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário