terça-feira, 31 de julho de 2012

Envenenamento pode ter sido causa da morte de Arafat


No Terra
ZURIQUE, 15 Jul 2012 (AFP) - A viúva de Yasser Arafat apresentará perante a justiça francesa uma denúncia por envenenamento, depois de ter sido encontrada uma quantidade anormal de polônio nos objetos pessoais do ex-líder palestino, confirmou neste domingo seu advogado.
"A senhora Arafat decidiu apresentar uma denúncia penal, o que será feito em um mês", indicou Marc Bonnant em uma entrevista ao jornal suíço Le Matin Dimanche.
A queixa será apresentada em Paris, disse o advogado, e será uma denúncia contra um "autor desconhecido" pela acusação de "envenenamento".
Arafat morreu no dia 11 de novembro de 2004 em um hospital militar francês perto de Paris.
A tese do envenenamento foi reavivada na semana passada pela divulgação de um documentário na rede de televisão Al-Jazeera, que apontava que o Institute for Radiation Physics de Lausanne (Suíça), que analisou amostras biológicas extraídas dos objetos pessoais de Arafat, encontrou nelas "uma quantidade anormal de polônio", uma substância radioativa extremamente tóxica.
O presidente palestino, Mahmud Abbas, e Suha Arafat já deram sua aprovação para que sejam retiradas amostras dos restos do líder, que jaz em um mausoléu na presidência palestina em Ramallah, o que implicará sua exumação.
O sobrinho de Yasser Arafat, Nasser al-Qidwa, acusou na quinta-feira Israel de ter envenenado com polônio o histórico líder palestino, e exigiu que "os responsáveis por este assassinato sejam julgados".
O polônio é uma substância radioativa altamente tóxica, que serviu em 2006 em Londres para envenenar Alexandre Litvinenko, um ex-espião russo que havia se convertido em opositor ao presidente Vladimir Putin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário